Fortune Ox

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO INFANTIL

Pré-matrícula para a Creche Prof. Orlando Bitar começa na próxima segunda-feira (11)

O espaço de aprendizagem entregue pelo Governo do Estado amplia o número de vagas na educação infantil

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
08/04/2022 10h59

O ensino infantil é a primeira etapa da educação básica e faz parte de um processo importante para que a criança aprenda a se relacionar, viver em sociedade, desenvolver capacidades cognitivas, motoras, que são fundamentais para a formação humana. Na última quarta-feira (06), a capital paraense ganhou do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um espaço capaz de garantir tudo isso. 

O Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém, é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense em tempo integral destinado ao público infantil que vai receber, anualmente, 525 crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. O início das atividades está previsto para maio deste ano. 

A trabalhadora autônoma Giselle Santiago, mãe do pequeno Vinícios Daniel, de 5 anos, elogiou a ação do Governo do Estado. “Só o fato das crianças receberem o primeiro ensino nesse espaço confortável e moderno, já preenche minha expectativa como mãe, porque poderei seguir para o trabalho com tranquilidade, sabendo que meu filho vai estar em um local seguro, recebendo uma educação de qualidade e tudo isso é muito gratificante. Gostaria de agradecer ao Governo do Pará, por garantir essa unidade que vai beneficiar muitas crianças e mãezinhas que necessitavam de um espaço como esse”, ressaltou.

A iniciativa faz parte do compromisso do Executivo Estadual, por meio da Seduc, de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Pará. A pedagoga Vera Lúcia Barbosa, ressaltou que a educação infantil é a base fundamental do processo escolar.

“Nesta fase, a criança se desenvolve, aprende a socializar, a dividir com seus colegas, sendo o grande marco da vida de uma criança na educação. Posso afirmar que este espaço está muito lindo, bem estruturado, dentro de todos os parâmetros necessários para desenvolver um ensino aos pequeninos com qualidade”, detalhou a especialista.

Diferencial

Uma das características principais do CREI Orlando Bitar é a sua localização estratégica, na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade permitirá que mães, pais ou responsáveis que trabalham na região central da capital paraense, tenham a oportunidade de ter um local seguro e acolhedor para seus filhos, enquanto seguem o expediente de trabalho.

O CREI Prof. Orlando Bitar possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. A unidade também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais.

Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequeninos espaços confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito. Além de oferecer o serviço essencial de educação à população, o CREI Prof. Orlando Bitar também servirá de local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, “vamos priorizar o máximo de vagas para trabalhadoras domésticas, serventes, comerciárias, entre outros profissionais, cujo local de trabalho fique na área de abrangência da unidade escolar. Dessa forma, será feita uma grande campanha de mobilização nos edifícios e estabelecimentos comerciais para que este novo espaço de aprendizagem seja de fato um importante equipamento de transformação social por meio da educação”, enfatizou.

Matrícula

A titular da Seduc detalhou, ainda, como será o cronograma e as documentações necessárias para a pré-matrícula no CREI Prof. Orlando Bitar:

11/04 - Maternal I e II

12/04 - Pré-escola I

13/04 - Pré-escola II

“A partir da próxima segunda-feira (11), vamos receber presencialmente as mães, pais ou responsáveis que desejam garantir uma vaga. Vale destacar que será preciso algumas documentações, dentre eles: original e cópia da certidão de nascimento; comprovante de residência atual; duas fotos 3x4 recentes; carteira de vacinação; crianças inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo)”, concluiu Elieth de Fátima Braga.

Fortune Ox Mapa do site