7up7down

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIBLIOTECA

Jucepa entrega novo Espaço Cultural Público "Laércio Barbalho", em Belém

Espaço fará parte da biblioteca pública que foi entregue no mês de maio e conta com cerca de 400 livros. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, no bairro de São Brás

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
18/11/2022 12h04

Encerrando as celebrações dos 146 anos e I Congresso de Registro de Pessoa Jurídica, a Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA) entregou nesta sexta-feira (18), em Belém, o Espaço Cultural Público Laércio Barbalho.   

Laércio Barbalho foi um homem público que procurou, no âmbito do espaço por ele alcançado, desempenhar com o maior entusiasmo sua ação pública em favor do povo do Pará. Foi um empresário e político brasileiro, irmão do ator Lúcio Mauro. Era pai do também senador Jader Barbalho e avô do governador Helder Barbalho.

Ele era funcionário de carreira dos Correios e Telégrafos, onde chegou a ser diretor regional. Foi responsável pelo sucesso da comunicação na época em que ingressou nos Correios ao implantar, no Estado do Pará, até os limites com o Maranhão, o que havia de mais moderno, que era o sistema Morse, que levava comunicação através de uma linha telegráfica, com sede no município de Capanema. 

No campo do jornalismo, idealizou, criou e implantou o Diário do Pará, sendo o  responsável para que este projeto iniciasse e pudesse dar essa contribuição democrática que a imprensa oferece.

A Jucepa foi criada pelo Decreto do Poder Executivo nº 6.384, datado de 30 de novembro de 1876, assinado pela princesa Izabel, ainda no período monárquico da história brasileira, e guarda livros de mais de 146 anos.

"A Jucepa, ao longo destes 146 anos, registrou mais de um milhão de empresas no Estado do Pará, e deixou de ser simplesmente um órgão de registro e se transformou em um órgão de fomento da economia, e agora vai disponibilizar todo esse acervo histórico, belíssimo para população", afirma a presidente da autarquia, Cilene Sabino.

O novo espaço cultural público fará parte da biblioteca pública que foi entregue no mês de maio e conta com cerca de 400 livros. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h. Os empréstimos estão disponíveis aos servidores da Junta e as consultas estendem-se ao público externo. O Espaço Cultural Público Laércio Barbalho ficará na sede da Jucepa, no bairro de São Brás, em Belém.

7up7down Mapa do site