uno888b

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO

Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no Bengui, realiza Feirinha de Carnaval

As peças foram confeccionadas por mulheres que participaram de cursos de artesanato e corte e costura no complexo de promoção da cidadania

Por Aline Seabra (SEAC)
24/01/2024 17h45

As peças exclusivas estão à disposiçao do públicoA Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) iniciou nesta quarta-feira (24) a Feirinha de Carnaval das Usinas da Paz, em Belém. Na Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Bengui, a iniciativa dá oportunidades para que alunos atendidos possam comercializar adereços e outros itens carnavalescos personalizados.

A feira traz uma coleção de adereços carnavalescos, produzidos por mulheres que participaram de curso de artesanato e corte e costura no complexo do Bengui, e inclui desde travessas e ombreiras até acessórios e abadás customizados, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de adquirir peças exclusivas e contribuir para a valorização do trabalho artesanal. 

Juliana Chaves, coordenadora da UsiPaz Bengui“Nesta primeira semana, estamos oferecendo oficinas de moda e customização, além das vendas das empreendedoras que se formaram na UsiPaz”, informou Juliana Chaves, coordenadora-geral da Usina da Paz Pe. Bruno Sechi.

Geração de renda - A animadora de festa infantil Sara Cristina Souza, que fez o curso de artesanato na Usina da Paz, participa da ação junto com sua mãe. "Está sendo muito gratificante para nós. É uma ótima oportunidade para gerar renda e também para que as pessoas tenham acesso a nossa arte fora do bairro, onde estamos acostumadas. Estou feliz por ver até onde cheguei”, disse Sara.Feirinha de Carnaval na UsiPaz do Benguí: criatividade e geração de renda no complexo de cidadania do Estado

A artesã Lília Ribeiro aprendeu durante cursos oferecidos na UsiPaz a fazer tules de balé, crochê e tiaras. Com a chegada do carnaval, ela personalizou as peças com a temática mais colorida carnavalesca. “Já estou realizando vendas online, tenho encomendas da família, amigos e vizinhos. Estou vendo meu crescimento profissional desde que comecei o curso na Usina. Hoje estou aqui, vendendo meu artesanato no shopping, que orgulho”, comemorou Lília. 

Lília Ribeiro, artesã participante da FeirinhaO titular da Seac, Igor Normando, destacou a importância do empreendedorismo dentro das Usinas da Paz e de cursos que trazem oportunidades para as artesãs locais. “Ao promover o empreendedorismo local e oferecer cursos, não apenas impulsionamos a produção artesanal, mas também incentivamos o desenvolvimento comunitário. Esses cursos capacitam pessoas a transformar suas vidas, e inspiram outros a fazerem o mesmo. Destacar os talentos locais contribui para construir um futuro promissor. Esta feira é mais que um evento; é um testemunho da resiliência e potencial da nossa comunidade”, afirmou. 

Serviço: A Feirinha de Carnaval das Usinas da Paz prossegue até 13 de fevereiro, das 10 h às 22 h, no Parque Shopping, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, 4300, no bairro Parque Verde, em Belém.

uno888b Mapa do site