sportradar

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OLHAR PARA O FUTURO

Hospital Regional do Sudeste promove programação sobre sustentabilidade

A iniciativa estimula a coleta seletiva de resíduos e a reutilização de recursos, como a água coletada das centrais de ar

Por Governo do Pará (SECOM)
26/01/2024 19h00

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou na quinta-feira (25) uma ação sobre a importância da sustentabilidade e coleta seletiva de resíduos. Destinada a pacientes e funcionários, a iniciativa incentivou práticas ecológicas.

“É fundamental que todos nós, enquanto instituição de saúde, estejamos engajados em práticas que visem à preservação do meio ambiente e ao uso responsável dos recursos. Essas ações não apenas contribuem para um ambiente mais saudável dentro do Hospital, mas também refletem nosso compromisso com a comunidade e as gerações futuras”, explicou Flávio Marconsini, diretor Executivo do HRPS.

A programação, realizada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS) da instituição, incluiu palestras, distribuição de materiais informativos e orientações sobre sustentabilidade e separação adequada de resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, incentivando a prática da coleta seletiva.

“Achei a ação muito importante. É bom saber que o Hospital está preocupado com a sustentabilidade. Vou levar essas orientações para casa e tentar fazer a minha parte”, disse a paciente Maria Souza, que foi fazer ressonância magnética na unidade de sa´de do Governo do Pará.

Papel ativo - Segundo Alan Ferreira, diretor Assistencial, com o crescente desafio global relacionado ao meio ambiente a instituição busca não apenas fornecer assistência médica de qualidade, mas assumir um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis.

“Estamos comprometidos em fazer a diferença não apenas na saúde de nossos pacientes, mas também no meio ambiente que nos cerca. A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos, e estamos orgulhosos em construir um futuro mais saudável e equilibrado para todos, acrescentou o diretor.

Práticas sustentáveis - O Hospital Regional em Marabá implementa diversos projetos sustentáveis, incluindo o reaproveitamento de água coletada das centrais de ar na irrigação de plantas e limpeza. A unidade também recicla resíduos sólidos, em parceria com empresas especializadas.

Nayra Christina, membro da Comissão de Sustentabilidade, ressaltou a importância dessas ações. “Estou orgulhosa de fazer parte de uma instituição que não apenas cuida da saúde de seus pacientes, mas se preocupa com o meio ambiente. Essas ações beneficiam a comunidade e o planeta, e também inspiram outros a seguirem o mesmo caminho, mostrando que é possível promover saúde e bem-estar sem comprometer o futuro das próximas gerações”, destacou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

sportradar Mapa do site