859764

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Estado terá Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Por Mozart Lira (SESPA)
26/01/2024 12h28

Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza, o Pará terá mais um Dia D para intensificar a aplicação de doses: será neste sábado, 27 de janeiro. O objetivo é imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

Para o Dia D, a vacinação será executada em todo o Pará pelas prefeituras dos 144 municípios. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recomenda algumas estratégias que podem ser adotadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, como a vacinação para além das unidades de saúde, como em associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças. 

A campanha no Pará foi antecipada devido a uma estratégia do Ministério da Saúde, de forma a atender ao período chuvoso, que possui maior circulação viral e de transmissão da gripe. Quem não puder se vacinar neste dia 27 de janeiro, terá até 29 de fevereiro para ser imunizado, pois as doses permanecerão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas cinco Usinas da Paz localizadas na Grande Belém: Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem. 

Poderão ser vacinadas pessoas de todas as faixas etárias acima de 06 meses de idade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno. A fabricação é feita com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não há risco de induzir a doença.

“As pessoas que tomarem a vacina terão bem menos chances de desenvolverem complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explica a coordenadora estadual de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde. 

A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.

A mobilização da Sespa pelo Dia D acontecerá na Usina da Paz da Terra Firme, neste sábado. Também neste sábado, as cinco Usinas da Paz localizadas na Grande Belém (Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) estarão funcionando para a vacinação normalmente. 

Serviço: 

No Dia D, o horário para aplicação nas salas e ambientes de vacinação será de 8h às 17h.
Nos demais dias, o horário será adotado por cada Secretaria de Saúde do município. Nas salas de vacinação das Usinas da Paz em Belém, será no horário de funcionamento de cada uma.

859764 Mapa do site