surebet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Materno-Infantil de Barcarena vai promover 2º curso sobre gestação

O evento, que ocorrerá em 1º de fevereiro, será aberto a grávidas e seus acompanhantes

Por Governo do Pará (SECOM)
26/01/2024 14h10

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) prepara a segunda edição do “Curso da Gestante”, evento gratuito que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, aberto a grávidas que residem na Região Metropolitana de Belém, em qualquer período gestacional, e também acompanhantes.

“O curso visa promover conhecimento, sanar dúvidas, informar e esclarecer aos futuros pais a importância dos cuidados gerais relacionados à maternidade, antes e após o parto. Falaremos sobre os principais métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto; posições benéficas para o parto; principais artes desenvolvidas com a placenta; amamentação, confusão de bicos e fluxos; quais indicações do aleitamento pelo copinho; ofurô; puerpério emocional; Baby blues e Lei do Acompanhante, entre outros assuntos”, informou o coordenador de Enfermagem da unidade, Willian Santos.Vários temas fundamentais para uma gestação saudável e um parto tranquilo serão abordados no curso

O evento mobiliza toda as equipes de enfermagem e multiprofissional, que explicarão cada um dos temas. O objetivo é orientar as futuras mães sobre vários aspectos da gravidez, para que passem por esse período da melhor forma possível.

“Teremos a apresentação da psicóloga da unidade, abordando a depressão pós-parto e outros temas; da fonoaudióloga falando sobre amamentação; do nosso serviço social abordando os direitos dos pacientes e acompanhantes e licença-maternidade; terapia ocupacional e também a fisioterapia, abordando os primeiros socorros no recém-nascido e o que fazer caso o bebê engasgue. Será um momento único e com informações muito completas”, destacou a coordenadora da equipe multiprofissional, Larissa Ribeiro.

Inscrições – Para participar do curso, é preciso procurar a recepção do ambulatório da unidade, na Rua José Pinheiro Rodrigues, nº 258, no município de Barcarena, ou entrar em contato pelo telefone (91) 3753-3329.

O curso ocorrerá das 9 h às 11 h, e será ministrado por uma equipe composta por psicóloga, enfermeira obstetra, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

Acolhimento - “Queremos que as gestantes, os casais, sintam-se acolhidos pelo Hospital neste momento. E escolhemos a informação e a orientação para fazer com que eles passem por esse processo de uma forma mais consciente. Isso facilita o dia a dia deles como pais e contribui para o nosso atendimento aqui, além dos benefícios que isso traz para o bebê. Não ofertamos apenas um atendimento de saúde, mas buscamos ajudar nossos usuários de todas as formas. Começamos o curso no ano passado, e este ano vamos dar sequência, contribuindo para a gestação de muitas mulheres”, disse a gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma.

Serviço: O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Pará, operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para mãe e bebê na região do Baixo Tocantins, que abrange 11 municípios.

Texto: Ascom/HMIB

surebet Mapa do site