5gbetxz

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa garante atendimento médico durante torneio Pré-Olímpico de Basquete Feminino em Belém

Por Melina Marcelino (SESPA)
08/02/2024 22h54

Foi realizado na Arena Guilherme Paraense (Ginásio Mangueirinho), nesta quinta-feira (8), os primeiros jogos do torneio pré-olímpico de basquete feminino. Além da empolgação esportiva, a saúde e o bem-estar dos atletas e da população são prioridade. A Secretaria de Saúde do Pará  (Sespa) desempenha um papel crucial, assegurando um time de 33 servidores de saúde dedicados a prestar atendimento de urgência durante os três dias do Pré-Olímpico.

Ivete Vaz, secretária de Saúde Pública do Pará, enfatizou o compromisso com a segurança e o cuidado de todos os envolvidos. "Asseguramos apoio médico e ambulâncias durante os treinos e hoje também nos primeiros jogos das quatro seleções femininas de basquete. Vamos garantir isso em todos os jogos. Estamos organizando uma logística para fornecer assistência médica tanto aos atletas quanto à população, se necessário, durante o evento", ressaltou.

 A iniciativa da Sespa não apenas fortalece a infraestrutura de saúde do torneio, mas também reforça o compromisso do Estado do Pará em sediar eventos esportivos com segurança e responsabilidade, proporcionando uma experiência única aos atletas e fãs do basquete feminino. A médica pediatra, Dra. Gorete Garcia  destaca a importância de garantir a segurança e atendimento médico das crianças no Ginásio. “Além dos adultos muitas crianças vem ao ginásio e acidentes podem acontecer, então temos que estar preparados. Estamos bem equipados para qualquer eventualidade que possa ocorrer” destacou.

O sucesso do torneio pré-olímpico não apenas define as equipes que seguirão para Paris, mas também deixa um legado de excelência e cuidado médico no cenário esportivo paraense em sediar eventos esportivos de grande porte, como destaca o médico Dr. José Pedro Sousa,

“Um evento como esse, não tão comum em Belém, é algo que exige uma preparação de equipe médica para garantir a segurança do evento todo e da população. Estamos preparados com todos os equipamentos necessários desde atendimento mais básico ao atendimento mais grave, tudo isso só foi possível através da Sespa e Policlínica” disse o Dr. 

Pré-olímpico- O objetivo principal da competição é garantir três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, programados para julho deste ano. Com a Arena Mangueirinho vibrando, os jogos prometem intensidade e emoção, como foram os dessa quinta-feira,  8. Com equipes de alto nível buscando a tão cobiçada classificação olímpica.  A competição reúne seleções de destaque mundial, incluindo Austrália, Sérvia, Alemanha e o anfitrião Brasil.

O primeiro jogo ocorreu entre Alemanha x Sérvia que teve o placar de 73 para Alemanha a 66 para Sérvia. E logo depois Brasil x Austrália no qual a seleção da Austrália levou a melhor com placar de 55 x 60. O Brasil perdeu a primeira partida no Pré-olímpico, mas ainda tem chances nos próximos dois jogos.

Todos as partidas serão realizados na Arena Guilherme Paraense (Ginásio Mangueirinho). 

Próximos jogos

Sábado (10/02)

- Alemanha X Austrália - 17h 

- Brasil X Sérvia - 20h 

Domingo (11/02)

- Austrália X Sérvia -17h 

- Brasil X Alemanha  -20h

Texto: Bianca Botelho / Ascom Sespa

5gbetxz Mapa do site