Ganesha Gold

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Serviço de ortopedia e traumatologia do HGT garante excelência e eficiência no atendimento aos pacientes

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
09/02/2024 14h45

No Hospital Geral de Tailândia (HGT), o serviço de ortopedia e traumatologia é caracterizado por uma abordagem centrada no cuidado ao paciente e pela busca constante pela excelência no atendimento. Recentemente, a unidade hospitalar implementou medidas para otimizar o fluxo de atendimento no Pronto Atendimento (PA) de casos ortopédicos. A iniciativa visa garantir maior agilidade no atendimento, resultando na entrega mais eficaz aos pacientes com demandas cirúrgicas relacionadas a traumas.

Para fortalecer ainda mais a qualidade do serviço, a gestão do HGT investiu na capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Os clínicos gerais do PA passam por treinamentos específicos, visando melhor integração com a equipe ortopédica e uma abordagem mais assertiva dos casos, contribuindo para uma assistência mais eficiente e segura aos usuários.

O médico ortopedista Marco Varella comenta que as cirurgias de média complexidade, como fraturas de ossos do antebraço e perna, são as principais casuísticas do atendimento ortopédico no HGT, em decorrência dos acidentes automobilísticos na região de influência da PA-150. "Com a otimização na medicina ortopédica, fornecemos mais conforto e maior resolubilidade nos procedimentos e na recuperação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são assistidos pelo HGT", finalizou o profissional.

Com a implementação de um processo de regulação interna das vagas de ambulatório, com foco na equidade e na priorização dos casos mais urgentes, os pacientes com demandas de avaliação ambulatorial seqüenciais, a partir de atendimentos de urgência e emergência, aguardam o tempo adequado para cada caso clínico, garantindo um retorno com o profissional ortopedista de forma ainda mais organizada e eficiente no HGT.

Jhamison Leonardo, um morador de 28 anos do bairro Jardim Primavera, em Tailândia, esteve internado no HGT seis meses atrás, após um acidente automobilístico que resultou em uma fratura na clavícula, necessitando de cirurgia. "Há seis meses atrás eu estava pilotando quando um gato entrou na frente da moto e fui desviar e acabei caindo. Nessa queda, fraturei minha clavícula", relembrou. Durante sua internação, ele passou por cirurgia para corrigir a fratura. 

Recentemente, no dia 7, Jhamison retornou ao HGT para realizar uma cirurgia eletiva para a Retirada do Material de Síntese (RMS) da clavícula. Ele expressou sua gratidão pelo atendimento recebido. "Graças a Deus, todos os dois procedimentos ocorreram muito bem, tudo certo. O atendimento que recebi e estou recebendo aqui é ótimo, o ortopedista vem com frequência avaliar e ver se está bem, cuidam muito bem da gente e logo eu receberei alta", finalizou o paciente.

Destaques - Com equipamentos próprios de diagnóstico por imagem, em 2023 foram realizados um total de 1.963 exames de raios-x específicos para a especialidade de ortopedia, contribuindo para um diagnóstico preciso e rápido dos pacientes.

Outro destaque na unidade hospitalar é a presença de uma Agência Transfusional (AT) própria, o que proporciona uma resposta ainda mais rápida e eficiente às necessidades de transfusão de sangue dos pacientes. Ao longo do ano passado, foram realizadas 547 transfusões.

Diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira destaca que a excelência no serviço de ortopedia e traumatologia é uma prioridade para o HGT. "Nosso compromisso é garantir que cada paciente receba o melhor cuidado possível, com agilidade, segurança e qualidade. As mudanças positivas são possíveis graças ao compromisso da equipe de ortopedia e ao incentivo ao plano de melhoria contínua por toda a gestão estratégica da unidade, por meio dos atores táticos e operacionais", afirma o médico.

Ele ressalta ainda a importância da integração entre as diferentes equipes e especialidades médicas para proporcionar um atendimento completo e multidisciplinar aos pacientes ortopédicos. "Estamos constantemente buscando melhorias e inovações para oferecer um serviço que atenda às necessidades da nossa comunidade de forma eficaz e humanizada", conclui o diretor gestor.

Com uma média mensal de 110 cirurgias ortopédicas, a unidade hospitalar realizou cerca de 3.600 cirurgias em 2023, sendo que mais de 1.300 foram da especialidade de ortopedia, destacando-se como a área com maior volume cirúrgico dentro do hospital.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Ganesha Gold Mapa do site