escolhaideal.org

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALEGRIA

Crianças atendidas no Abelardo Santos escolhem melhor fantasia de carnaval em concurso

Com direito a desfile e jurados infantis a programação animou a pediatria a unidade  

Por Ascom (Ascom)
09/02/2024 15h16

Folia e interação marcaram a programação de carnaval dos pequenos pacientes atendidos no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém. Embaladas por muita música e diversão, as crianças internadas e também as do pronto-socorro infantil, dançaram, brincaram e foram convidadas para serem juradas de um concurso de fantasias de personagens que marcaram diversas épocas. 

Há 15 dias internada na unidade, tratando uma broncopneumonia, a pequena Agatha Silva, de 6 anos, e vestida de palhacinha, aceitou o desafio e fez a sua avaliação. "Eu gosto muito de me fantasiar. Achei a princesa bonita, mas votei no Mário Bross, ele é muito legal", sorriu.

A mãe da menina, Fernanda Souza, de 26 anos, ficou impressionada com a animação e disposição da filha. "Ela ficou bastante empolgada, se arrumou cedo para esperar a programação. Tenho certeza que gostou e se divertiu bastante", disse.

A criatividade das fantasias produzidas pelos próprios profissionais do HRAS, impressionou as crianças e os colaboradores da unidade. O desfile contou com o trio do jogo eletrônico que é sucesso entre a criançada, Super Mário Bross, formado por: Mário, Luigi e a princesa Peach. Quem também concorreu foi a Minnie, o pirata e as meninas do frevo. Mas, o prêmio de melhor fantasia foi para a princesa do icônico game, Peach.  

A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destaca que esse tipo de ação é um forte aliado para recuperação e permanência dos pacientes dentro do ambiente hospitalar. E, reforça que a unidade dispõe de diversos projetos que proporcionam uma atenção mais humanizada aos usuários.  

"A atividade recreativa foi projetada para oferecer diversão e expressão criativa às crianças internadas. O objetivo principal é proporcionar uma experiência positiva e lúdica, visando diversos benefícios que vão além da simples diversão.  A iniciativa não só quebra a monotonia da rotina hospitalar, mas também promove o desenvolvimento da autoestima e da identidade das crianças, além de estimular a imaginação", enfatizou. 

A diretora geral do HRAS, Aline Oliveira, destaca que ver o sorriso no rosto dos pacientes adultos e infantis é uma tarefa que faz parte da rotina terapêutica da unidade. "Diversos projetos realizados dentro hospital, com apoio de voluntários internos e externos, contribuem para o bem-estar, lazer e provocam boas risadas. Aqui estimulamos a leitura, as atividades artesanais e o divertimento para melhorar a rotina hospitalar de quem está em tratamento na unidade",  frisou. 

Serviço - A unidade, da rede pública de saúde do governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital disponibiliza 11 especialidades médicas: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. O Abelardo Santos conta com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos.

escolhaideal.org Mapa do site