Golden Queen

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Seduc abre vagas para curso de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita para Surdos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/01/2015 13h37

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está ofertando, por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COEES) e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), 100 vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Ensino de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita para Surdos, sendo 75 vagas para o interior e 25 para Belém. A formação é destinada a professores da rede estadual de ensino que atuam no Atendimento Educacional Especializado, com Língua Portuguesa, destinado aos alunos com deficiência auditiva e surdez. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 19, e podem ser feitas no site www.seduc.pa.gov.br/inscrição_educacaoe/.

O curso será ministrado no período de 11 a 29 de maio, em Belém, e tem como principal objetivo contribuir para a garantia do acesso e permanência na escola dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e dos alunos com Altas Habilidades e Superdotação, além de capacitar professores no ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos e refletir acerca das bases conceituais e teóricas do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos.

Além disso, a formação busca compreender como o contexto bilíngue da pessoa surda configura-se diante da coexistência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa, desenvolvendo habilidades e competências para uma prática pedagógica e avaliativa, de forma bilíngue com foco na alfabetização da pessoa surda.

Participam do curso professores dos seguintes municípios: Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Augusto Corrêa, Baião, Barcarena, Belém, Benevides, Bonito, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Marapanim, Marituba, Mocajuba, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará, Ourém, Ponta de Pedras, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Domingos do Capim, São Miguel do Guamá, Soure, Tailândia, Terra Alta, Tracuateua e Vigia.

As despesas com hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e passagens, para os professores do interior do estado, serão todas financiadas pela Seduc com o apoio do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para os docentes da capital, a secretaria se responsabilizará apenas com o almoço. A COEES pede que os professores apresentem o ticket de passagem com o CNPJ da empresa ou CPF da Pessoa Física responsável pelo transporte para a devida prestação de contas e reembolso.

Golden Queen Mapa do site